Wednesday 24 June 2009

Lendo os livros do Paul Strathern , filósofos em 90 minutos. Descartes , Sócrates , Hume , Hegel , Nietzsche, Foucault, Schoppenhauer, e agora , Kant. De grão em grão a gente enche a mente. Kant em 90 minutos, pag 35 :
"Kant argumentara:'uma pessoa que descreve algo como belo insiste em que todos deveriam dar sua aprovação a esse objeto'. É evidente a semelhança com o imperativo categórico, mas aqui ele simplesment não se aplica - a não ser no sentido pessoal e pejorativo. Uma vez mais nos defrontamos com a síndrome da conformidade. O fato de que eu considero a pintura de francis Bacon de penetrante beleza não significa que eu espere que todos a considerem da mesma forma."
Meus comentários no rodapé :" ( você considera , não descreve, Sir Paul. Se tivessem dito 'Como é a pintura de Bacon?' 'Bela.' Você já estaria fazendo do outro a sua visão. Não deixou o outro tirar suas próprias conclusões puras, já que a sua opinião ficaria latente sempre em sua percepção acerca dos quadros do tal artista. Coisa feia , autor ! me decepcionou. Já que Kant usou o verbo ' descrever' significa que a pessoa não sabe o que é nem como é , não tem uma primeira impressão nem a possibilidade de recorrer e discutir os pontos de vistas e preferencias visuais!")

( comentários prolixos e desnecessários em um livro A2 xD)

Afinal , concordam?
tá , não precisam concordar , ninguém vai ler isso mesmo.

Amanhã tem palestra na Nova acrópole e sexta na Eubiose. Eu vou , eu vou ;)

1 comment:

Pedro said...

"ninguem vai ler isso"?!
haaha
vai contando com isso, minha flor.